Acidente com T-25C da FAB. O Neiva T-25C Universal FAB 1924 da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu hoje a tarde na grande Florianópolis, na região de Tijucas. A aeronave pertencia ao 2º Esquadrão de Instrução Aérea (2º EIA) da Academia da Força Aérea (AFA), com sede em Pirassununga/SP. O Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi acionado às 17h00, que enviou equipes pelo solo e ar, através do helicóptero AS 350B2 Esquilo PR-YDJ (Arcanjo 05) do Batalhão de Operações Aéreas. Ainda não se sabe se a aeronave fez um pouso forçado ou sofreu uma queda.
Segundo o Tenente-Coronel Diogo Losso do CBMSC, a última localização, foi entre os municípios de Canelinha e Tijucas. Uma equipe de resgate da Aeronáutica também foi acionada. Por volta das 21h30, o Airbus SC-105 Amazonas SAR FAB 6550 do 2º/10º GAV — Esquadrão Pelicano, chegou a região do acidente e iniciou os padrões de busca. A aeronave veio de Campo Grande/MS em voo direto. Além do SAR 6550, a FAB acionou um H-36 Caracal do 3º/8º GAV – Esquadrão Puma, que também está rumando para o local.
O CBMSC informou que as buscas seguirão por terra durante a noite. A Defesa Civil de Canelinha foi acionada para dar apoio. Segundo o prefeito da cidade, Diogo Maciel, um sinal de fumaça e luzes teriam sido vistos no Morro de Morretes, na mesma região, para onde equipes também se dirigem.
O T-25C FAB 1924 rumava para Canoas em uma missão de treinamento. Chovia na hora do acidente. Ele fazia a rota Pirassununga (SBYS) — Canoas (SBCO). O FAB 1924 informou ao controle Florianópolis (APP FL) que o piloto estava desorientado e que desceria abaixo da altitude mínima para se orientar. Por volta das 19h50z (16h50 local) ele desapareceu do radar. Estavam a bordo o instrutor Cap.-Av. Alves e o Cadete Junior, ambos da AFA. Fica a torcida para serem encontrados os aviadores com vida.
@CAS