

Acidente com Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça. Um A-29A Super Tucano do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecida como a “Esquadrilha da Fumaça” da Força Aérea Brasileira (FAB), caiu hoje (30/07) no município de Santa Rita do Passa Quatro, no interior de São Paulo–SP. O piloto ejetou com sucesso sendo resgatado.

A aeronave havia decolado da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga–SP, onde fica a sede do EDA, para um voo de treinamento de rotina. Imagens dos destroços do A-29A FAB 5724 (monospoto) — começaram a circular nas redes sociais mostrando que a mesma ficou completamente destruída na queda, que ocorreu em área rural e desabitada.
As quatro aeronaves faziam um treinamento, quando os A-29 voando na formação como #1 e #3 colidiram em voo, onde um deles acabou caindo e o outro regressou para Pirassununga (AFA) escoltado por outro A-29. O FAB A-29B 5966 permaneceu sobrevoando o local da queda até o resgate chegar.

O #1 era A-29A FAB 5724 pilotado pelo “Fumaça 01” e comandante do EDA, o Ten Cel Av Juliano Augusto Sousa NUNES, que em virtude dos danos causados pelo #3, um A-29A pilotado pelo “Fumaça 03” Cap Av João Bernardo Costa NEVES, teve que ejetar.

O Ten Cel Av Nunes foi resgatado pelo helicóptero da AFA poucos minutos após a ejeção e se encontra bem, passando por exames de rotina no hospital da AFA. Até o momento a Força Aérea Brasileira não emitiu um comunicado oficial sobre o acidente.

O último acidente com um Super Tucano da “Fumaça” aconteceu em 27/04/2022, quando o A-29B FAB 5963 caiu na área da Academia da Força Aérea, em Pirassununga–SP. Os dois militares a bordo conseguiram ejetar com segurança.

Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO