Acidente com Sukhoi Su-30SM do Cazaquistão. O caça multifuncional da Força de Defesa Aérea do Cazaquistão (KDAF) caiu próximo ao Aeroporto de Balkhash (IATA: BXH / ICAO: UUAH) na sexta-feira (16/04). Ambos os pilotos se ejetaram com segurança.
Conforme o serviço de imprensa do Ministério da Defesa do Cazaquistão, o acidente aconteceu às 20h45 (local) durante a aproximação para pouso na Base Aérea 609ª, onde está o centro de treinamento de aviação da cidade de Balkhash, norte do Lago Balkhash, no centro do país. Segundo o comunicado, os tripulantes realizavam uma missão de treinamento de rotina, e foram resgatados e encaminhados para atendimento médico e passam bem.
Este seria a primeira perda operacional deste modelo na KDAF, que teria uma frota de 20 Sukhoi Su-30SM (códidos 01 à 21 vermelho), todos operados na 604ª Base Aérea, localizada no Aeroporto Internacional de Aktobe (IATA: AKX / ICAO: UATT).
O Su-30SM é uma aeronave de combate multifuncional de geração 4++, com alta performance e grande capacidade de manobras, e equipada com armamentos de ponta. Além dos Su-30SM, o Cazaquistão possui em sua frota os caças russo Su-27 e o MiG-31.
@FFO