Acidente com Su-30 russo em apresentação pública. Um caça Su-30 das Forças Armadas da Rússia caiu hoje (12), durante uma apresentação pública no enclave de Kaliningrado, situado entre a Polônia e a Lituânia, no Mar Báltico. O Ministério da Defesa da Rússia confirmou que o caça caiu em uma área desabitada e os dois tripulantes morreram no acidente.
🚨 قبل لحظة من تحطم الطائرة Su-30 في منطقة كالينينغراد.
— الموجز الروسي | Russia news 🇷🇺 (@mog_Russ) August 12, 2023
وفقاً للبيانات الرسمية، فإن سبب الطوارئ هو عطل فني.
مات الطاقم. https://t.co/lkoQFnZSBh pic.twitter.com/aZh0Y3PPZ2
O comunicado oficial é que a aeronave estava em voo de treinamento, desarmado, quando provavelmente sofreu uma “falha técnica”. Testemunhas filmaram a queda do jato, que aparentemente realizava uma passagem sobre um evento público no enclave de Kaliningrado.
The same Su-30 that crashed today. Russia pic.twitter.com/hSBfuJNO44
— Slava Ukraini 🇺🇦 Making Spaces Great Again 🛸 (@Heroiam_Slava) August 12, 2023
Desenvolvido nos anos 1990, o Sukhoi Su-30 (designação OTAN “Flanker C”) é uma versão biplace e aprimorada do caça multifuncional Su-27 “Flanker”. Desde 1992, quando entrou em produção, mais de 200 unidades do jato deixaram as linhas de montagem na Rússia e na Índia, que produz o caça sob licença.
A atual versão em produção é o Su-30SM, equipada com vários sistemas, sensores e armamentos modernos e aprimorados. Além da Rússia e da Índia, vários outros países adquiriram os Flanker C, entre eles a Argélia, Angola, Armênia, China, Índia, Indonésia, Cazaquistão, Malásia e Venezuela, Vietnã e Uganda.
Uma investigação apontará o real motivo do acidente ocorrido hoje.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO