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Acidente com protótipo do drone furtivo turco Anka-3

26 de junho de 2025
Acidente com protótipo do drone furtivo turco Anka-3 (Foto: via X).
Acidente com protótipo do drone furtivo turco Anka-3 (Foto: via X).

Acidente com protótipo do drone furtivo turco Anka-3. Um protótipo do Anka-3, o mais recente drone de combate (UCAV) desenvolvido pela Turkish Aerospace Industries (TAI), realizou um pouso de emergência hoje (26/06), em uma área desabitada em Konya, região da Anatólia Central. Ninguém ficou ferido em solo e nenhuma construção foi atingida.

O acidente ocorreu durante um voo de testes do Anka-3 realizado em meio ao Exercício Internacional “Anatolian Eagle 2025”. As imagens que circulam nas redes sociais mostram que a aeronave teve as asas arrancadas, mas a seção central da fuselagem permaneceu inteira.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram os destroços do Anka-3 após o “pouso controlado” de emergência (via: X).

Em comunicado, a TAI tomou o cuidado de não classificar o evento como um acidente, mas uma descida controlada. “Durante um voo de teste realizado em Konya, o UCAV Anka-3 tocou o solo em voo controlado”, afirmou a fabricante. O fato pode afetar diretamente o cronograma de desenvolvimento do Anka-3, um projeto que está sendo um marco nas ambições da indústria de defesa da Turquia.

O Exercício “Anatolian Eagle 2025” ocorre entre 23/06 e 04/04 na Turquia e reúne militares dos EUA, Azerbaijão, Catar, Hungria, Egito, Arábia Saudita, Jordânia, o Comando Naval e Aéreo da OTAN e da Força Aérea Turca, além de observadores da Bulgária, Brasil, Malásia, Mali e Nigéria. O treinamento, conduzido com cenários de guerra realistas, visa elevar o nível de treinamento dos participantes para operações combinadas, compartilhando seus conhecimentos, habilidades e experiências. Não foi divulgado qual tipo de missão o Anka-3 estava realizando.

No início deste ano, um dos protótipos do Anka-3 realizou o primeiro teste de lançamento de munição (Foto: TAI).

Desenvolvido para atender uma solicitação da Força Aérea Turca, o UCAV TAI Anka-3 tem design de asa furtiva, impulsionado por um motor jato, o que lhe confere uma velocidade máxima Mach 0.7 voando até 40.000 pés de altitude. Seu peso máximo de decolagem é de aproximadamente sete toneladas e a autonomia de aproximadamente de 10 horas de voo.

O Anka-3 deverá ser empregado em uma ampla gama de missões pela TUAF, incluindo operações de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR); ataques de profundidade para a supressão de defesas aéreas inimigas (DEAD/SEAD); retransmissão de comunicações; entre outras.

A indústria aerospacial turca é uma das líderes mundias no desenvolvimento de drones militares de combate e reconhecimento. O sucesso do drone mais famoso da Turquia, o Bayraktar TB2, projetado e fabricado pela Baykar, proporcionou oportunidades para a indústria aeroespacial turca vender seus drones em todo o mundo.

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