Acidente com Northrop Grumman E-2D Advanced Hawkeye da US Navy. Um bimotor Northrop Grumman E-2D Advanced Hawkeye de comando e controle da Marinha dos Estados Unidos (US Navy), caiu na noite de ontem (30/03) na Baía de Chincoteague, na costa da Virgínia, EUA. Um tripulante morreu e dois ficaram feridos no acidente.
Nota RFA – A imagem acima, do E-2D semi-submerso, foi divulgada nas redes sociais ontem (01/04). A US Navy divulgou a identificação do militar morto no acidente. O Tenente Hyrum Hanlon, havia sido comissionado em 2017.
A aeronave pertencia ao Esquadrão de Comando e Controle Aerotransportado da Costa Leste (VAW), e havia decolado da Estação Naval Norfolk Chambers Field (NGU), Virgínia, para um exercício de rotina.
“Dois membros da tripulação foram resgatados pela Polícia do Estado de Maryland e transportados para a Ilha Wallops para tratamento médico de acompanhamento por ferimentos sem risco de vida”, informou a Marinha dos EUA em comunicado. “Infelizmente, o terceiro tripulante foi encontrado morto na aeronave.”
O turboélice Northrop Grumman E-2D Advanced Hawkeye é uma aeronave equipada com radar APY-9 aerotransportado que pode detectar alvos aéreos e de superfície simultaneamente com um alcance efetivo de mais de 500 quilômetros (270 milhas náuticas). Em 31 de agosto de 2020, um Grumman E-2C Hawkeye, uma versão mais antiga da aeronave, caiu em durante um voo de treinamento na mesma região.
A Marinha dos EUA abriu uma investigação sobre o incidente.
Fonte: US Navy
@FFO