
Acidente com MiG-29 causa morte de experiente piloto ucraniano. A Força Aérea da Ucrânia (UAF) perdeu um dos seus mais experientes pilotos de caça, quando o seu MiG-29 caiu na final para pouso após retornar de uma missão de combate real. O Major Serhii Viktorovych Bondar, de 46 anos, morreu no acidente ocorrido na madrugada de 23 de agosto último.
O Major Bondar era Sub-Comandante de Esquadrão e integrava a 40ª Brigada de Aviação Tática “Fantasma de Kiev”, unidade de grande destaque na atual campanha contra a invasão russa. Recentemente Bondar recebeu a Ordem de Bohdan Khmelnytsky Grau III das mãos do presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, em reconhecimento à sua bravura em combate.

Autoridades militares ucranianas abriram uma investigação para apurar as causas do acidente. Perder meios materiais e humanos representa um enorme desafio para a UAF, a qual trabalha duramente para manter as suas capacidades de enfrentar um inimigo numeroso e potente por longo tempo.
Em 22 de julho passado, a UAF perdeu um dos seus caças Mirage 2000-5 após apresentar falha técnica em missão. O piloto conseguiu ejetar com sucesso e foi resgatado com segurança. Desde o início deste ano, a Ucrânia opera uma pequena quantidade de supersônicos da Dassault Aviaton, recebidos em doação da França.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO