Acidente com MiG-21 na Líbia. Um caça MiG-21 “Fishbed” da Força Aérea do Exército Nacional da Líbia (LNAAF – Libyan National Army Air Force), caiu neste sábado (29/05), durante um desfile militar na cidade de Benghazi. O acidente matou o piloto, Coronel Jamal ibn Amer, considerado um Ás da aviação militar líbia.
O desfile foi organizado para celebrar o sétimo aniversário da “Operação Dignidade”, e contou com a presença do Marechal de Campo Khalifa Haftar, Comandante-em-Chefe do Exército Nacional da Líbia (LNA), além de várias outras autoridades e convidados. O MiG-21 teria caído fora da área do desfile.
O Coronel Ben Amer era o mais ilustre piloto de caça LNAAF, tendo participado, entre 2013 e 2019, de dezenas de missões de ataque aos grupos terroristas no país. Em abril de 2019, Ben Amer experimentou uma ejeção bem sucedida na região de Trípoli, quando o seu MiG-21MF foi abatido por disparo de um MANPAD das forças inimigas. Na ocasião, ele foi resgatado com sucesso por um helicóptero Mi-35 da LNAAF.
Há quase uma década, a Líbia atravessa uma persistente guerra civil, com conflitos armados entre os apoiadores do Governo de Acordo Nacional (GNA – Government of National Accord), reconhecido pela ONU e chefiado pelo Primeiro Ministro Fayez Saraj, contra os seguidores do Exército Nacional Líbio (LNA – Libyan National Arab Army), liderados pelo Marechal Khalifa Haftar.
@FFO