• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Acidente com Mig-21 da F. A. da Sérvia

25 de setembro de 2020
O MiG-21UM SbAF NL-16 16185 foi perdido em acidente no dia de hoje (Foto: Dimitrije Ostojic).

Um MiG-21UM da Força Aérea da Sérvia (SbAF) caiu nesta sexta-feira (25/09), perto da fronteira com a Bósnia, matando ambos os tripulantes. A aeronave perdida é o MiG-21UM (NL-16) SbAF 16185 (c/n 516999513) pertencente ao 101.lae (110 Fighter Sq), com sede em Batajnica (LYBT). Era um dos três MíG-21 biplaces em serviço. Restam, a partir de hoje, apenas sete MiG-21 Bis (NL-17) e dois MiG-21UM (NL-16) no inventário da SbAF ou Vazduhoplovstvo i protivvazdušna odbrana – V i PVO. NL-16 e NL-17 é a designação local no MiG-21 biplace e monoplace na SbAF, respectivamente.

De acordo com o Ministério da Defesa da Sérvia, a aeronave estava realizando uma missão de rotina quando caiu por volta das 9h10 (horário local), perto da cidade de Brasina. De acordo com um comunicado, está sendo constituída uma comissão para examinar a causa do acidente.

De acordo com relatos locais, o avião caiu no quintal de uma casa, e uma pessoa foi hospitalizada com queimaduras. Nenhum outro detalhe estava imediatamente disponível.

MiG-21bis (L-17) da Força Aérea da Sérvia 17409, em voo de formação. Cerca de snove MiG-21 ainda estão em serviço na Sérvia (Foto: SbAF).
Destroços dos MiG-21UB Sérvio (Foto: Zvornik Danas).
Na cauda é possível ler a matrícula NL-16 “16185” do MiG-21UB (Foto: https://en.topwar.ru/).

Declaração completa do Ministério da Defesa, República da Sérvia:

Dois pilotos da Força Aérea e da Defesa Aérea das Forças Armadas da Sérvia, morreram hoje por volta das 9h10 na queda de uma aeronave MiG-21 na área da localidade de Brasina, perto de Mali Zvornik, durante um voo de treinamento. Após informar todos os membros das famílias dos dois pilotos, o Ministério da Defesa informará ao público os nomes dos pilotos.

O Ministro da Defesa Aleksandar Vulin, Chefe do Estado-Maior General Milan Mojsilović, Comandante da Força Aérea e da Defesa Aérea, General Duško Žarković, e o Comandante da 204ª Brigada Aérea, Coronel Brane Krnjajic, foram ao local da tragédia, onde conversaram com testemunhas. Foi formada uma Comissão de Investigação de Acidentes, composta por autoridades civis e militares, presidida pelo Chefe do Departamento de Desenvolvimento e Equipamento, Brigadeiro General Milan Popović, e o Comandante da Força Aérea e Defesa Aérea formada, além de uma comissão de especialistas presidida pelo Chefe do Estado-Maior do Comando AF e AD, Brigadeiro General Aleksandar Bjelic.


O Comandante Supremo das Forças Armadas da Sérvia, Aleksandar Vučić, o Ministro da Defesa, Aleksandar Vulin, e o Chefe do Estado-Maior General Milan Mojsilović enviaram mensagens de condolências aos familiares dos pilotos. A aeronave MiG-21 foi inspecionada antes da decolagem, de acordo com todos os procedimentos, e após a inspeção foi determinado que estava em boas condições de funcionamento e pronta para o voo.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login