Acidente com MH-60 da US Navy durante missão SAR. Um helicóptero MH-60S Knighthawk do Esquadrão Helicopter Search and Rescue (SAR), da Marinha dos Estados Unidos (US Navy), caiu no final da tarde de 16 de julho, na região do Monte Hogue, Califórnia, durante uma missão de busca e resgate (SAR). Todos os quatro tripulantes não sofreram ferimentos e foram resgatados com segurança.
A aeronave, com o indicativo de chamada “Longhorn 02”, estava apoiando os esforços de busca e resgate das autoridades do Condado de Mono, para localizar um alpinista perdido nas montanhas da Floresta Nacional, ao sul de Boundary Peak, cerca de 190 km ao sul da Estação Aérea Naval (NAS) de Fallon. A tripulação do MH-60 estava composta pelo piloto, co-piloto e dois tripulantes.
O local do acidente está situado a cerca de 11.700 pés acima do nível do mar (3.560 metros), em um terreno muito acidentado. A tripulação conseguiu se comunicar após o impacto, mas a primeira tentativa de regate noturna não conseguiu resgatá-los. Um kit de sobrevivência noturno foi lançado para os sobreviventes, que passaram a noite na montanha.
Na manhã do dia seguinte, o MH-60 “Longhorn 01” decolou da NAS Fallon, mas devido a altitude não pode realizar o resgate dos sobreviventes, o que foi realizado por um CH-47 Chinook da USAF, enviado da Base Aérea de Mather. No primeiro voo, o Chinook deixou uma equipe SAR junto aos sobreviventes, seguindo para reabastecimento em Mammoth Lakes, retornando por volta das 14h00, para resgatar a tripulação do Longhorn 02.
Todo o apoio militar para missões SAR civil é coordenado pelo Centro de Coordenação de Resgate da Força Aérea (AFRCC), na Base Aérea de Tyndall, Flórida. Conforme o Plano SAR Nacional dos Estados Unidos, aeronaves militares podem ser usadas para necessidades civis SAR e Evacuação Aeromédica (MEDEVAC), em todo território nacional, desde que não entre em conflito com missões militares primárias, de acordo com as diretivas.
Atualmente a Marinha Americana tem seis unidades de busca e resgate, chamadas “Station SAR”, localizadas nas Estações Aéreas Navais de Lemoore SAR, Califórina; Fallon SAR, Nevada; Whidbey Island SAR, Washington; China Lake SAR (VX-31), Califórina; PAX River SAR, Mariland; e Key West SAR, Flórida.
A causa da queda do Longhorn 02 será investigada por uma equipe da US Navy, com o apoio do Centro de Segurança Naval, e para isto, o MH-60 acidentado deverá ser removido do local do acidente.
Fonte: US Navy