Acidente com MB339/PAN dos ‘Frecce Tricolori’ em Turim. Um acidente com um Aermcchi MB339A/PAN (MLU) do time de demonstração aérea da Aeronautica Militare Italiana (AMI) ocorreu na tarde de hoje (16/09), após ele decolar do aeroporto de Turim/Caselle.
O acidente ocorreu em Turim, na tarde deste sábado. O MB-339/PAN “Pony4” MM54539 do 313° Grupo AA — ‘Frecce Tricolori’ da AMI caiu logo após a decolagem do aeroporto de Turim/Caselle (LIMF). Uma menina de cinco anos morreu devido às chamas causadas pelo acidente, quando o carro de sua família foi atingido em uma estrada ao lado do aeroporto. Seu pai, mãe e sua irmã, de 12 anos, foram internados com ferimentos graves.
O piloto da AMI conseguiu ejetar, segundos antes do impacto no solo, e está internado devido a queimaduras sofridas no hospital Giovanni Bosco, em Turim.
A Frecce Tricolori acabava de decolar para um sobrevoo de baixa altitude em Vercelli para participar de um evento organizado em Collegno, nos arredores de Turim, para comemorar o centenário da AMI. O evento foi cancelado.
Segundo informações preliminares, a aeronave teria colidido com um bando de pássaros, que pode ter sido sugado e causado a interrupção do motor. Uma investigação está sendo instaurada para determinar a causa do acidente.
Vídeos que circulam em redes sociais, mostram o MB-339/PAN voando em formação com os demais Frecce Tricolori e instantes depois, perdendo altitude, resultando na ejeção e no impacto com o solo. Os demais 8 MB339/PAN alternaram Milão/Linate (LIMI).
O ministro da Defesa, Guido Crosetto, disse estar surpreso. O Presidente da Câmara, Lorenzo Fontana, expressou profundas condolências. O ministro dos Transportes, Matteo Salvini, falou de uma “tragédia assustadora”. O presidente do Piemonte, Alberto Cirio, e o prefeito de Turim, Stefano Lo Russo, estiveram no local.
A AMI emitiu uma nota oficial.
Os Frecce Tricolori protagonizaram outro acidente famoso. Em 28 de agosto de 1988, durante o show aéreo Flugtag ’88 na Base Aérea de Ramstein da USAF, perto de Kaiserslautern, então Alemanha Ocidental, três aeronaves MB-339/PAN colidiram durante a exibição. Cairam diante de uma multidão de cerca de 300 mil pessoas. Houve 70 mortes (67 espectadores e 3 pilotos) e 346 espectadores feridos graves. Outras centenas tiveram ferimentos leves.
@CAS