Acidente com MB-339C privado na França. Um jato de treinamento Aermacchi MB-339C da empresa privada SDTS, caiu logo após a decolagem do Aeroporto de Nîmes-Garons (LFTW), no sudeste da França. Os dois tripulantes ejetaram em segurança e foram levados para um hospital local com ferimentos leves.
De acordo com as informações, o jato havia decolado quando apresentou um problema, forçando os dois ocupantes abandoná-lo. Testemunhas relataram nas redes sociais que viram o avião em meio a chamas antes de cair.
A queda do avião ocorreu em uma área desabitada, a cerca de dois quilômetros do Aeroporto de Nîmes. Equipes de resgate chegaram rapidamente ao local para resgatar os tripulantes que sofreram apenas ferimentos leves. Ambos foram levados à um hospital local para avaliação.
Como de costume nessas situações, a Martin-Baker, fabricante do assento ejetável IT10LK que equipa o MB-339C, divulgou um comunicado nas suas redes sociais informando que esse foram poupadas mais duas vidas, contabilizando até hoje 7.704 tripulantes salvos pelos seus equipamentos.
O incêndio que o acidente provocou na vegetação, mobilizou mais de 50 bombeiros da cidade. As operações no Aeroporto de Nîmes foram temporariamente suspensas, afetando um Ryanair procedente de Londres-Stansted, que foi desviado para o Aeroporto Montpellier-Méditerranée.
A SDTS (Secapem Defense Training Solutions) é uma empresa privada especializada em oferecer treinamento para pilotos de combate. De acordo com as informações publicadas em seu site oficial, ela possui uma frota de nove jatos Aermacchi MB339 C e um bimotor Cessna 337.
@FFO