Acidente com L-39ZA da Bulgária cancela show aéreo no país. A Força Aérea Búlgara (BAF) perdeu um de seus jatos de treinamento Aero L-39ZA em acidente ocorrido no sábado (13) na Base Aérea de Graf Ignatievo. Os dois tripulantes morreram na queda da aeronave.
O acidente ocorreu durante um voo de ensaio para uma exibição que deveria ocorrer no dia seguinte no show aéreo de Graf Ignatievo. Imagens mostram o L-39Z, matrícula 207, colidindo violentamente contra o solo ao finalizar um loop. Testemunhas afirmaram para a mídia local que o jato realizava dois loopings seguidos, sendo que no primeiro “o avião mal tinha distância suficiente do solo” e o segundo resultou no acidente fatal.
O L-39ZA “207” foi entregue para a BAF em setembro de 2007 e era um dos cerca de meia dúzia ainda em operação, de uma frota original de 36 exemplares recebidos a partir de 1986. A BAF vendeu muitos L-39ZA para o mercado civil, onde voam como “warbirds” ou para empresas de treinamento privado “agressor”.
A Força Aérea Búlgara cancelou o evento, que iria celebrar o 20º aniversário da entrada do país na OTAN e os 35 anos de operação dos jatos soviéticos MiG-29 na Força Aérea Búlgara.
@FFO