Acidente com KF-16C da Força Aérea da Coreia do Sul. Um caça KF-16C da Força Aérea da Coreia do Sul (ROKAF) caiu no domingo (20/11), a cerca de 20 quilômetros do Aeroporto Wonju (WJU/RKNW), norte do país. O piloto conseguiu ejetar com segurança.
A aeronave envolvida no acidente era monoplace, e pertencia à 19 Fighter Wing, sediada na Base Aérea de Jungwon (JWO/RKTI), província de Chungcheong do Norte. De acordo com informações, o jato participava de uma missão de rotina, quando sofreu uma falha no motor.
O piloto ejetou a cerca de 20 quilômetros a oeste do aeroporto de Wonju, e segundo um comunicado da ROKAF, ele foi resgatado e levado para o Centro Médico Aeroespacial da Força Aérea, onde passa bem.
Como precaução, a frota KF-16 teve suas operações suspensas temporariamente, até que seja apurada as causas do acidente. Essa suspensão não afeta missões reais de reconhecimento e defesa aérea e alerta(QRA).
Por conta disso, a ROKAF suspendeu o início do exercício bianual “Soaring Eagle”, previsto para iniciar segunda-feira (21/11). A edição anterior do Soaring Eagle foi realizada em junho passado e mobilizou cerca de 70 aviões, incluindo F-35As, F-15Ks, KF-16s, F-4Es, F-5s e E-737 AEW.
Desenvolvido pela Lockheed Martin no início da década de 1990, o caça multifuncional KF-16 é uma versão baseada no F-16C/D, e especialmente adaptada às necessidades da ROKAF. As aeronaves foram parcialmente montadas sob licença pela Samsung Aerospace, agora parte da Korea Aerospace Indústrias (KAI).
@FFO