Acidente com Karakorum K-8 do Zimbábue. Um piloto das Forças de Defesa do Zimbábue (ZDF) perdeu a vida na queda do seu jato Karakorum 8 (K-8). O acidente ocorreu em XX de fevereiro, durante um voo de rotina na região de Gweru, áreas central do país.
O jato caiu a cerca de cinco quilômetros da localidade de Guinea Fowl, no setor sudeste da Base Aérea Josiah Tungamirai, em Gweru. O Tenente do Ar Nesbert Tambudza, morreu no acidente. Ele estava em fase avançada de conversão para voar jatos no Esquadrão Número 2.
O Comando da ZDF lamentou a morte do Tenente do Ar Nesbert Tambudza, único tripulante a bordo do jato biplace: “A notícia da morte do Tenente-do-Ar Tambudza foi recebida com pesar. Todos oficiais e membros da ZDF estão de luto pela triste perda de um piloto talentoso”, informou a nota oficial.
O Karakorum K-8 ou Hongdu JL-8 é um jato monomotor de de treinamento e ataque leve produzido em conjunto pela empresa chinesa Hongdu Aviation Industry Corporation (HAIC) e pelo Complexo Aeronáutico do Paquistão (PAC). Diversas Forças Aéreas em todo o mundo operam o K-8, incluindo Angola, Bangladesh, Egito, Venezuela, Bolívia, Mianmar, Zimbábue, Sri Lanka e, claro, a China e o Paquistão.
A ZDF possui uma frota antiga e defasada, com muitas aeronaves perdidas em acidentes ou paradas por falta de peças. Estima-se que a crise econômica deixou a maioria dos seus 14 Karakorum K-8 fora de operação por falta de manutenção.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO