Acidente com jato Chengdu F-7NM da Força de Defesa da Namíbia. Um jato de combate Chengdu F-7NM da Força de Defesa da Namíbia (NDF – Namibian Defense Force) sofreu um acidente no último dia 15 de outubro. De acordo com o Ministro da Defesa, Frans Kapofi, em entrevista para a mídia local, o piloto foi retirado não sofreu ferimentos graves, sendo encaminhado para um hospital local para realizar exames.
O fato ocorreu após o caça, matrícula 0315, tocar na pista do Aeroporto Andimba Toivo Ya Toivo (OND/FYOA), em Ondangwa, norte do País. Segundo Kapofi, o pára-quedas de frenagem aerodinâmica não abriu, fazendo que o jato ultrapassasse o final pista de 2.990 metros, vindo a colidir contra uma cerca e capotar.
O aeródromo de Ondangwa é civil e, ao contrário de uma base aérea militar, as suas pistas não estão equipadas com cabos de arrasto ou barreiras de contenção nas cabeceiras, que atuam exatamente nessas situações, para conter um avião com problemas de frenagem. Uma investigação foi aberta pela NDF para apurar os motivos que levaram ao acidente.
Este foi o segundo acidente com aeronaves da NDF, em menos de um mês. Em 23 de setembro, um treinador Hongdu K-8 caiu logo após a decolagem de Karibib. Ambos os pilotos ejetaram, sendo que um sofreu múltiplas fraturas.
A frota de jatos de combate da NDF se resume a uma 24 aviões de fabricação chinesa Chengdu F-7NM/FT-7NM e Hongdu K-8. Todos são reunidos na Base Aérea de Grootfontein (GFY/FYGF), sendo que os 12 caças F-7BN/FT-NM são operados pelo 23º Esquadrão de Caça, enquanto os 12 treinadores K-8 estão no Esquadrão de Treinamento da Ala (AWTS – Air Wing Training Squadron).
@FFO