Acidente com helicóptero Pantera do Exército Brasileiro em Roraima. Um helicóptero HM-1A Pantera operado pelo 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º BAvEx), sediado em Manaus (AM), sofreu um acidente ontem (06/03) próximo ao 4º Pelotão Especial de Fronteira (4º PEF), na Terra Indígena Yanomami, em Surucucu (RR). Todas as cinco pessoas a bordo foram resgatadas e encaminhadas para atendimentos de saúde.
O HM-1A (versão militar do Eurocopter AS365K Panther) matrícula EB-2023, estava em missão de transporte de cestas básicas no âmbito da Operação Catrimani, na Terra Indígena Yanomami. A bordo estavam os dois pilotos e dois mecânicos de voo do Exército Brasileiro, além de um funcionário da FUNAI.
Conforme nota oficial do Centro de Comunicação Social do Exército, o piloto em comando da aeronave realizou um pouso de emergência próximo ao 4º PEF. “Os cinco ocupantes da aeronave foram resgatados com vida e encaminhados para os atendimentos de saúde”, informou a nota.
Uma imagem divulgada nas redes sociais mostra que o HM-1A ficou bastante danificado. Uma equipe do Comando de Aviação do Exército, especializada em acidentes aeronáuticos, procederá a investigação sobre as causas do acidente.
@FFO