Acidente com helicóptero Mi-24 da Força Aérea da Costa do Marfim. Um helicóptero de ataque Mil Mi-24 da Força Aérea da Costa do Marfim (FACM – Armée Ivoirenne) caiu em uma área alagada, na localidade de Togolokaye, Departamento de Tehini, norte do país, próximo a fronteira com Burkina Faso. Todos cinco tripulantes morreram no acidente, que deixou a aeronave completamente destruída.
Conforme a nota oficial do Comando das Forças Armadas da Costa do Marfim, o helicóptero estava em uma missão de reconhecimento noturno na região, e perdeu o contato com a estação-rádio da região por volta das 02:00 horas da madrugada (local) de sexta-feira (10/09). Os destroços da aeronave, com os corpos dos cinco militares mortos, só foram localizados próximo ao meio-dia, a cerca de dois quilômetros ao norte da cidade de Togolokaye.
A região norte do país, especialmente próximo da fronteira com Burkina Faso, as Forças Armadas da Costa do Marfin enfrentam grupos militantes, e não está descartada a possibilidade de que o Mi-24 tenha sido abatido. Uma investigação foi iniciada para determinar a causa do acidente.
Conforme noticiamos aqui no Site da RFA, a FACM recebeu em 27 de janeiro deste ano, um novo Mi-24D (TU-VHT), e em setembro do ano passado, outros dois helicópteros do mesmo modelo. A frota da FACM é toda sediada na Base Aérea de Abidjan-Port Bouet (DIAP), e três Mi-24 compunham a Esquadrilha de Caça “Mamba”, única unidade de combate da força aérea.
@FFO