Acidente com helicóptero MD530 da Força Aérea Mexicana. Um helicóptero da Força Aérea Mexicana (FAM), caiu na tarde de ontem (10/06), no município de Temascalapa. O acidente ocorreu às 10h55 da manhã (local), em uma fazenda próxima à comunidade de San Bartolomé Actopan, na divisa com o estado de Hidalgo. Os tripulantes saíram ilesos.
A aeronave MD-530, matrícula FAM 1133, operada pelo Esquadrão Aéreo 112 (EA112), do 1º Grupo Aéreo, havia decolado da Base Aérea de Santa Lucía (IATA: NLU / ICAO: MMSM), para um voo de treinamento, quando experimentou uma pane mecânica. Conforme a mídia local, os pilotos tentaram fazer um pouso de emergência, e colidiram fortemente contra o solo. Paramédicos do Sistema de Emergência do Estado do México (SUEM) atenderam os pilotos, e relataram que a tripulação da aeronave estava fora de perigo.
O Chefe da Secretaria de Defesa Nacional (Sedena), e demais autoridades, foram até o local do acidente em dois helicópteros da FAM, um MD-530 e um S-70 Blackhawk. A área foi cercada pela Sedena, Guarda Nacional (GN), Secretaria de Segurança do Estado do México (SSEM) e da Polícia Municipal, até que o helicóptero acidentado seja removido.
Atualmente a FAM possui meia dúzia de helicópteros MD530F, todos baseados no Esquadrão Aéreo 112 (EA112), da Base Aérea de Santa Lucía.