O helicóptero da Força Nacional caiu no Pantanal mato-grossense na tarde desta quinta-feira (08/OUT), enquanto combatia os incêndios na região de Porto Jofre, município de Poconé, a 104 km de Cuiabá/MT. Os três tripulantes ficaram feridos.
O Eurocopter AS-350B2 Esquilo, matrícula PR-MJZ “Nacional 01” (c/n 4174), estava atuando na região de Poconé havia duas semanas, com base operacional no Aeroporto de Corumbá/MS, de onde decolou próximo ao meio-dia para mais uma missão de apoio à Operação Pantanal II.
Estavam a bordo do helicóptero Comandante Renato de Oliveira Souza, da Polícia Civil do Distrito Federal/DF, o Copiloto Luiz Fernando Berberick, da Polícia Civil do Rio de Janeiro/RJ, e o 2° Sargento PM Emerson Miranda Martins, da Polícia Militar do Rio de Janeiro/RJ. Todos foram resgatados com vida por um helicóptero da Marinha do Brasil e atendidos inicialmente por uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Centro Integrado de Operações Aéreas do Mato Grosso (CIOPAER/MT), antes de serem removidos para Cuaibá.
O PR-MJZ “Nacional 01” era p único helicóptero da Força Nacional, e a partir de agora o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), irá investigar as causas do acidente.
@FFO