Um helicóptero MD530F da Força Aérea do Afeganistão (AAF), matrícula 283 (c/n 0283FF), caiu nesta quinta-feira (24) na localidade de Kaparak, cidade de Pul-e-Khumri, cerca de 200 km ao norte de Cabul.
O Ministério da Defesa afegão confirmou o acidente através de um comunicado à imprensa. “Um helicóptero MD-530 da Força Aérea Afegã caiu na localidade de Kaparak, na cidade de Pul-e-Khumri, capital de Baghlan, aproximadamente às 16h30 de quinta-feira. O local do acidente está protegido por militares. Ambos pilotos perderam a vida no acidente, que não atingiu ninguém em solo”, disse a nota oficial.
A causa do acidente é desconhecida, mas inicialmente ministério informou que possivelmente foi uma falha técnica, e que iniciou processo de investigação. O helicóptero acidentado, AAAF 283, foi recebido em setembro de 2018, e ficou completamente destruído na queda.
A Força Aérea Afegã opera uma frota com mais de 50 helicóptero de ataque MD530F Cayuse Warrior, divididos em três unidades. São equipados com glass cockpit e modernos sistemas de comunicação e navegação. Podem ser equipados com pods de metralhadoras FN Herstal calibre .50 HMP400 ou casulos para sete foguetes M260. Possuem tanques de combustível blindados e sistema de gerenciamento de armas MCAS – Mission Configurable Armament System.
@FFO