Uma aeronave de transporte da Kenya Air Force (KAF), sofreu grave acidente em uma pista de terra no extremo sul da Somália, nesta segunda-feira, dia 03 de agosto de 2020.
O fato ocorreu durante a corrida para a decolagem da localidade de Dhobley, Somália, quando o Harbin Y-12-II (KAF 128), com dez pessoas a bordo, sofreu severos danos estruturais após sair da pista.
O Ministério da Defesa do Quênia (Kenya Defence Forces) emitiu nota oficial informando que a aeronave realizava voo de rotina levando suprimentos para a missão das Nações Unidas – AMISOM (African Union Mission to Somalia), na localidade de Dhobley. O acidente ocorreu durante a decolagem de retorno para a Base Aérea Nairobi-Moi (HKRE). Todos os tripulantes e passageiros foram resgatados e encaminhados para o Defence Forces Memorial Hospital, em Nairóbi, onde permanecem estáveis.
Desde 2012 as Forças Armadas do Quênia apóiam a missão da ONU na Somália (AMISOM – African Union Mission to Somalia). Segundo pesquisa no Site Scramble, depois deste acidente a KAF ficou com nove aeronaves Harbin Y-12 operacionais. Recentemente o país recebeu o primeiro de três Alenia C-27J Spartan, adquiridos diretamente do fabricante.