Acidente com FT-7NI da Força Aérea Nigeriana. Um jato Shenyang FT-7NI da Força Aérea da Nigéria (NAF) caiu na tarde de sexta-feira (14/07), durante um voo de treinamento na região de Makurdi, estado de Benue, sudeste do país. Os dois tripulantes ejetaram com sucesso e foram encaminhados para avaliação e observação no hospital militar da NAF em Makurdi.
De acordo com o Air Commodore Edward Gabkwet, Chefe de Relações Públicas da Força Aérea da Nigéria, em declaração aos jornalistas, os dois pilotos ejetaram com sucesso. “Felizmente, os dois pilotos sobreviveram ao acidente depois de ejetar com sucesso da aeronave. Além disso, não houve perda de vidas ou danos a qualquer propriedade na área de impacto”, disse o Oficial-General.
Em 2008, a Força Aérea da Nigéria recebeu 12 caças monoplaces F-7NI (matrículas NAF800 à NAF811) e três treinadores biplaces FT-7NI (NAF812 à NAF814) para substituir seus antigos MiG-21. Dessas 15 aeronaves, seis deles foram perdidas em acidentes.
Entre as aeronaves acidentadas, estão todos os três biplaces FT-7NI, sendo o NAF813 perdido em 11 de maio de 2011 e o NAF812 colidiu com um F-7NI monoplace em 29 de setembro de 2018, durante um treinamento. Por dedução, a aeronave acidentada na semana passada poderia ser o NAF814 mas, um FT-7NI extra (NAF815) foi recebido recentemente.
O Air Vice Marshal Hasan Abubakar, Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, informou que foi constituída uma comissão de Inquérito para determinar a causa do acidente.
@FFO