Acidente com F/A-18F da US Navy. Um Boeing F/A-18F Super Hornet do Air Test and Evaluation Squadron Nine (VX-9) – “Vampire” da US Navy, sediado na Naval Air Weapons Station China Lake, colidiu por volta da 15 horas locais do dia 4 com o solo em uma área remota do Death Valley National Park, no norte da Califórnia. O único piloto a bordo ejetou em segurança e, passa bem, após ser examinado no Sunrise Hospital and Medical Center em Las Vegas, Nevada.
A causa do acidente será alvo de uma investigação oficial. Em um comunicado conjunto à imprensa, a US Navy e o National Park Service relataram que a aeronave caiu na “parte sul” do Death Valley National Park, mas não especificou o local do acidente.
A região é frequentemente usada por aeronaves para treinamento, voos de navegação a baixa altura (NBA) e teste de voo. A área e se tornou popular entre os fotógrafos de aviação desde o fechamento das zonas anteriores de voos em NBA do Death Valley National Park, incluindo a área conhecida como ” Star Wars Cannon “ou “transição Jedi”, após o acidente fatal com o F/A-18E em 31 julho de 2019.
De acordo com um comunicado oficial do Serviço de Parques Nacionais, “as unidades de busca e resgate do NAWS China Lake, a Base do Exército de Fort Irwin e o Marine Aviation Weapons and Tactics Squadron 1 (MAWTS 1) do Corpo de Fuzileiros Navais da Estação Aérea Yuma responderam ao local e resgataram o piloto”.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS