Em 8 de dezembro de 2020, um Boeing F/A-18F Super Hornet da Royal Australian Air Force (RAAF) pertencente ao 1 Sq (1º Esquadrão) decolava de sua base a RAAF Amberley, quando sofreu uma pane de motor. Ambos os pilotos ejetaram com sucesso sem ferimentos. O F/A-18F matricula A44-223 saiu da pista e parou no gramado.
O Super Hornet era o terceiro para decolagem de uma formatura de oito F/A-18F para um deslocamento da unidade para uma missão fora de sede. Os dois primeiros decolaram e os cinco restantes abortaram. Segundo a RAAF, a causa do incidente não é conhecida neste momento e estará sujeita a investigação. Aparentemente a aeronave deverá ser recuperada. O fato é que testemunhas oculares observaram fumaça saindo de um de seus motores, antes da tripulação ejetar, o que ocorreu a mais ou menos 200 m da V1.
O RAAF opera 24 Super Hornet F/A-18F, todos no 1 Sq. A unidade foi reequipada entre 26 de março de 2010 e 21 de outubro de 2011, tornando-se a primeira unidade australiana e o primeiro esquadrão fora dos Estados Unidos a voar no Super Hornet. Na mesma base está sediado o 6 Sq, que emprega os EA-18G Growler.
Post da Martin-Baker mostrando que, mais uma vez um assento da empresa, no caso um Mk.14 NACES, salvou a vida dos dois pilotos. Com esta ejeção a MB chegou a 7.638 vidas salvas. Abaixo um vídeo flagrando o momento a “varada de pista” do A44-223 da RAAF apresentado pela rede de TV australiana 7 News.
@CAS