Acidente com F-5N Aggressor da US Navy. Um caça F-5N Tiger II “Agressor” da Marinha dos Estados Unidos (USN) caiu no mar ontem (31/05), na região de Key West, Flórida (EUA). O piloto ejetou em segurança e foi resgatado por uma equipe SAR da Marinha.
Conforme um comunicado da USN, o F-5N Tiger II pertencia ao Fighter Squadron Composite 111 (VFC-111) “Sun Downers”, sediado na Naval Air Station de Key West, e caiu no mar por volta das 09h20 (horário local) a cerca de 40 km de Boca Chica.
Um helicóptero MH-60S Seahawk de Key West NAS resgatou o piloto no mar e o transportou para o Jackson Memorial Hospital, em Miami. Um vídeo divulgado pela rede de televisão ABC mostrou o piloto desembarcando do Seahawk caminhando. A USN ainda não forneceu a identidade do piloto e as condições atuais do militar.
Como padrão, a Martin-Baker, fabricante do assento ejetável, divulgou em suas redes sociais que este foi o tripulante de número 7.695 salvo pelo seu equipamento.
Baseado na Estação Aérea Naval de Key West, o VFC-111 “Sun Downers” é um dos Esquadrões “Agressors” da Reserva da Marinha dos EUA, cuja principal missão é atuar como aeronaves inimigas em treinamentos de combate aéreo dissimilares.
Além do VFC-111 os F-5N Agressors são operados pelo VFA-204 “River Rattlers” de Nova Orleans, Louisiana, e pelo Marine Fighter Training Squadron 401 (VMFT-401) do Corpo de Fuzileiros Navais de Yuma, no Arizona.
Conforme noticiamos anteriormente, a USN está submetendo sua frota de F-5N/F a um processo de atualização através do programa chamado ARTEMIS (detalhes aqui).
@FFO