Acidente com F-5EM em Natal — novos detalhes. O acidente com o F-5EM FAB 4866 do 1º GAVCA teria acontecido por uma falha do pós-combustor. A aeronave caiu logo após decolar da Base Aérea de Natal, no início da tarde do dia 22 de outubro, durante uma missão de treinamento.
Só o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), com sede em Brasília, poderá esclarecer os motivos do acidente, que resultou na perda total da aeronave. O que se sabe, pelas imagens, é que o líder de uma esquadrilha de 4 F-5M — com código-rádio Jambock, é visto em diversos vídeos com uma “língua de fogo” junto as tubeiras dos dois motores J85-GE-21.
Ele havia decolado da pista 16L da BANT. Durante a rolagem, seu ala “cantou na fonia o fogo no motor” e, em seguida, comandou a ejeção, pois a aeronave estava condenada, com boa parte da cauda em chamas. O piloto, aparentemente, não perdeu os comandos e ainda conseguiu guiar seu F-5 para uma área desabitada, antes de ejetar.
Em um vídeo do resgate, feito pelo por um H-36 do 1º/8º GAV, é possível ver o paraquedas do assento ejetável Martin-Baker BR10LF e o piloto, em pé e caminhando junto com os resgatistas do Esquadrão Falcão.
Horas depois do acidente, imagens postadas as redes sociais, mostraram mais um indício que pode explicar o acidente, ou melhor, apontar para qual rumo a investigação deverá seguir. Sobre a pista 16L ficou parte do tubo de escapamento do motor, incluindo o afterburner (pós-combustor) do motor da General Electric. A perda de uma parte similar, nunca aconteceu na FAB e não sabemos se em algum outro lugar que opere o T-38/F-5.
O piloto desligou (“cortou”) provavelmente o motor, mas é provável que a ruptura do escapamento tenha permitido vazamento de combustível, incendiado pelo outro motor, gerando uma queima incontrolável.
O fato é que a sorte, aliada a competência operacional do piloto, resultou apenas na perda da aeronave, sem vítimas em solo e nem prejuízos materiais. Aguardemos o laudo do CENIPA, que irá sem dúvida jogar uma luz sobre o acidente.
O F-5 4866
O FAB 4866 é um dos F-5E do 2º lote comprado pela FAB em 1988 da USAF. Veio de Williams AFB, onde servia no 425th TFTS. É um dos primeiros F-5E fabricados no mundo em 1972. Na verdade, ele foi encomendado em 1972 (anos fiscal) e entregue em 1973. Seu número de construção é R-1021, o que indica ser o 21º de linha, sendo originalmente destinado a USAF, onde foi matriculado 72-01401.
Comprado pela FAB, entrou em carga em 10 de agosto de 1989, tendo chegado a Canoas para servir no 1º/14º GAV em 19 de agosto do mesmo ano. Assim como todo o 2º lote, serviu exclusivamente em Canoas, até a modernização. Ele foi enviado a Embraer em 2006. Em agosto de 2007 regressou a Canoas já modernizado. Serviu no 1º/14º GAV e no 1º/4º GAV, antes de ser enviado ao 1º GAVCA.
Curiosamente foi o primeiro F-5E a pousar no país em outubro de 1973. Como era uma aeronave usada pela USAF e Northrop para promover o F-5, fez muitas aparições em feiras e eventos. Entre eles, o Salão Aeronáutico de São Jose dos Campos daquele ano.
@CAS