

Acidente com F-5EM da FAB em Anápolis. Aeronave F-5EM da FAB teve uma pane hidráulica, que gerou um problema no trem de pouso na tarde 5/06, realizando um pouso de emergência na Base Aérea Anápolis (BAAN).
O acidente aconteceu no dia 5 de junho, durante uma missão de treinamento do Exercício Operacional AIRLIFT COMAO 2025, realizado na Base Aérea de Anápolis (BAAN). Com a participação de aeronaves dos Esquadrões de Transporte, Caça, Reconhecimento e Asas Rotativas, como KC-390 Millennium, F-39E Gripen, F-5EM/FM, C-105A Amazonas, A-1M, E-99M, KC-390 e helicópteros H-60L Black Hawk. O exercício conta ainda com ações conjuntas com o Exército Brasileiro (EB), que emprega tropas paraquedistas e forças especiais, além de cenários táticos noturnos com uso de óculos de visão noturna (NVG), sistemas de autodefesa e missões compostas (COMAO), que exigem máxima integração entre plataformas aéreas.
O F-5EM FAB 4867 do 1º/14º GAV – Esquadrão Pampa teve problemas com o trem de pouso. Informações preliminares indicam que o trem de pouso do nariz não baixou, obrigando a aeronave a fazer um pouso de emergência por volta das 16h30 do dia 5/06. O pouso, feito com todas as equipes de emergência da BAAN acionadas, ocorreu na pista 24R. No pouso, o F-5EM tocou o nariz no chão, se arrastando por metros, causando danos a aeronave, porém sem deixar feridos. O piloto do 4867 saiu ileso e passa bem. O F-5 já foi retirado da pista e recolhido ao hangar. Ainda não se sabe se o F-5 poderá ser recuperado.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS