Acidente com F-5E na Coreia do Sul. Um piloto da Força Aérea morreu após seu Northrop F-5E cair no centro da Coreia do Sul, nesta terça-feira 11 de janeiro. O jato colidiu com uma montanha em Hwaseong, cerca de 40 quilômetros ao sul de Seul, às 13h464 (horário sul-coreano), minutos depois de decolar de uma base aérea de Suwon (SWU/RKSW). O KF-5E (designação local) pertencia um dos dois esquadrões da 10 Fighter Wing.
Em um comunicado a Republic of Korean Air Force (RoKAF) informou que “Uma luz de alerta de incêndio em ambos os motores acendeu após a decolagem na base de Suwon às 13h46 local, tendo o avião caído pouco depois”.
O piloto era um capitão-aviador, que tentou ejetar, mas não conseguiu. A RoKAF competou o comunicado dizendo que formará uma força-tarefa para investigar a causa exata do incidente.
O acidente de avião de hoje é o mais recente incidente envolvendo jatos da RoKAF. Na semana passada, um F-35A fez um pouso de emergência em Seosan, 150 quilômetros ao sul de Seul, durante uma sessão de treinamento.
@CAS