

Acidente com F-5E da FAM. Um Northrop F-5E da Força Aérea Mexicana sofreu um acidente ao pousar no Aeroporto Internacional de Chihuahua (CUU/MMCU), forçando o fechamento temporário das operações do aeroporto situado no norte do país.

Um Northrop F-5E Tiger II da Força Aérea Mexicana (FAM), matrícula 4504 (c/n MX.1004) do Esquadrão Aéreo 401 (EA 401), teve um estouro de pneu ao regressar de uma missão de treinamento na manhã de 19 de maio, ao pousar na pista 18L de Chihuahua, que ficou fechada. Vale lembrar que o aeroporto possui três pistas: 18R/36R; 18L/36L e 23/05. As operações foram mantidas nas 18R/36R.

O estouro na roda do trem principal direito, resultou no colapso do trem de pouso direito, que recolheu. A aeronave se arrastou até a lateral esquerda da pista. Não houve feridos e os danos foram leves ao F-5, com o prejuízo maior para o CL Tank.

O voo havia partido do Aeroporto Internacional de Chihuahua (CUU/MMCU), em Chihuahua, que abriga a Base Aérea Militar nº 13. Conforme o Ministério da Defesa Nacional do México, a aeronave, do EA 401, realizava atividades de treinamento com outros dois F-5, quando sofreu o acidente no momento do pouso. A FAM opera cerca de 10 F-5E/F desde 1982. Porém, consta que apenas metade está em condições de voo.

Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS