Acidente com F-5 da RTAF teria sido causado por colisão com aves. A queda de um Northrop F-5THF Tigris da Real Força Aérea Tailandesa (RTAF – Royal Thai Air Force) pertencente ao Esquadrão 211 (211 Sq) sediado em Ubon Ratchathani (VTUU), na semana passada, teria sido causada por uma colisão com aves. O F-5 biplace estava guarnecido apenas por um piloto, que ejetou, ficando seriamente ferido.
A informação da provável colisão com as aves foi dada pelo próprio piloto Tenente Coronel Suthimat Aumma em um depoimento quando era tratado no Hospital Bhumibol Adulyadej RTAF, em Bangkok. Ele revelou que ao iniciar a manobra a baixa altura no Campo de Treinamento de Armas Aéreas de Chai Badan, Província de Lopburi, como parte da Competição de “Operações Aéreas Táticas de 2021” da RTAF, colidiu com ao menos uma ave, em um impacto direto, que o deixou ferido no cockpit.
A sua única alternativa era abandonar a aeronave. Sua ejeção a baixa altura foi bem sucedida, mas ele acabou aterrissando em uma área cheia de árvores e obstáculos no distrito de Chai Badan, província de Lop Buri, o que ampliaram seus ferimentos. Ele foi resgatado e levado ao hospital com apoio do moradores locais. Ele teve traumatismo com uma braço e perna quebrados e escoriações.
O acidente está sob investigação e somente o laudo final irá determinar a causa real, mas o relato do piloto é um indicativo da provável causa. Anualmente, colisões entre aeronaves e aves causam centenas de incidentes e vários acidentes em todo o mundo, alguns deles fatais.
A aeronave perdida no acidente foi o F-5THF – RTAF Kh18kh2-5/24 (c/n TV.1001) código 21105/91692 (ex-USAF 79-1692). Ele era operacional no 211 Squadron – ‘Hawk’ baseado na Base Aérea de Ubon Ratchathani, e vinculado a 2nd Air Division/21 Wing. Esta foi a primeira aeronave a ser atualizada no âmbito do programa Super Tigris.
O F-5T Tigris, lançado em 2003, teve 12 F-5E e três F-5F atualizados pela Elbit Systems para o padrão F-5T Tigris e F-5TF Tigris. Uma atualização adicional e mais avançada para o padrão F-5TH e o F-5THF Super Tigris foi iniciada eme 2010, complementada em 2017 e concluida em 2020.
@CAS