A Força Aérea da Tunísia (TUF – Tunisia Air Force – Al Quwwat Al-Jawwiya At’Tunisia No Jamahiriyah), informou que na manhã de 6 de outubro, um caça Northrop F-5E Tiger, caiu no deserto da região de Remada, província de Tataouine, a mais de 600 quilômetros ao sul da capital Tunis. O piloto não sobreviveu ao acidente.
O Ministério da Defesa (MOD) informou que “um jato de combate militar do tipo F-5, caiu esta manhã enquanto realizava uma missão operacional no deserto de Remada, causando a morte de seu piloto.” A nota ainda informa que foi criada uma comissão para investigar e determinar as causas do acidente, que ficará ao cargo da justiça militar.
Entre 1984 e 1985 a TUF recebeu uma dúzia de caças F-5 novos, sendo oito monoplaces (F-5E) e quatro biplaces (F-5F). Em 1989 outros cinco exemplares biplace foram adquiridos usados da USAF. Atualmente 12 jatos estariam operacionais no 15 Squadron, sediados em Bizerte/Sidi Ahmed (DTTB). Há um programa de modernização das unidades de caça tunisianas, e os F-5 serão substituídos por F-16 Fighting Falcon.
@FFO