Acidente com F-4E Phantom da Força Aérea da República da Coreia. Um jato F-4E Phantom II da Força Aérea da República da Coreia (ROKAF) caiu no Mar Amarelo, na sexta-feira (12/08), durante uma missão de defesa aérea de rotina. Os dois tripulantes conseguiram ejetar com segurança.
O acidente aconteceu às 00h20 (horário local), a cerca de nove quilômetros ao sul do porto de Jeongok, em Hwaseong, e a aproximadamente 40 quilômetros ao sul da capital Seul. O RF-4E operado pelo 153 Fighter Squadron, retornava para sua Base em Suwon.
De acordo com informações divulgadas pela ROKAF, em comunicado, ao perceber que os motores do Phantom estavam pegando fogo, o piloto alterou sua direção de voo para o litoral, procurando evitar a queda do jato em uma área habitada. Os dois tripulantes foram resgatados em boas condições de saúde, e levados para um centro médico da Força Aérea em Cheongju, 112 quilômetros ao sul de Seul.
A ROKAF suspendeu temporariamente as operações de voos de todas as aeronaves, exceto as envolvidas na defesa aérea, vigilância e emergência. Especialmente os F-4E Phantom foram aterrados até uma prévia da uma investigação sobre o acidente.
O acidente ocorreu em meio aos trabalhos para aposentar a envelhecida frota de jatos F-4 e F-5, introduzidas na ROKAF no final dos anos 1970. No caso dos Phantom, em particular, a programação é que sejam desativados até 2024.
@FFO