Acidente com F-35C a bordo do USS Carl Vinson. Um Lockheed Martin F-35C sofreu um acidente no dia 24 de janeiro ao pousar a bordo do porta-aviões USS Carl Vinson (CVN 70) da US Navy, que está em comissão no mar da China Meridional. O piloto ejetou da aeronave e está estável. O acidente — o primeiro com um F-35C embarcado, deixou outros sete marinheiros feridos a bordo do navio.
O USNI News foi o primeiro a relatar este incidente, citando um comunicado oficial da USN. Esse comunicado também disse que dos sete marinheiros feridos, quatro receberam tratamento a bordo do Carl Vinson , enquanto três foram evacuados para um centro médico em Manila, nas Filipinas.
A versão completa do comunicado, que foi postada online pela Navy’s Pacific Fleet, informa que o F-35C Lightning II, pertencente à Carrier Air Wing (CVW) 2, teve um acidente de pouso no convés enquanto o CVN 70 realizava operações de rotina no Mar da China Meridional em 24 de janeiro de 2022. O piloto ejetou com segurança e foi recuperado por um helicóptero. Ele passa bem e está em condições estáveis. Outros sete marinheiros ficaram feridos; três marinheiros necessitaram do MEDEVAC para uma instalação de tratamento médico em Manila, Filipinas, e quatro foram tratados por pessoal médico a bordo. Todos os três MEDEVAC são avaliados hoje como estáveis. Dos quatro marinheiros atendidos pelo médico de bordo, três foram liberados.
A US Navy ainda não divulgou detalhes sobre como ocorreu o acidente ou o que aconteceu com o F-35C em questão, mas uma investigação sobre o acidente já está em andamento. O F-35C perdido pertence ao Strike Fighter Squadron 147 (VFA-147) – “Argonauts”. É o segundo F-35 perdido durante operações embarcadas. Primeiro foi um F-35B do 817 Sq da Royal Air Force, que caiu ao decolar do HMS Queen Elizabeth (R09) no Mar Mediterrâneo, em 17 de novembro do ano passado, com o piloto também ejetando.
Este novo acidente da Marinha ocorre em meio à estreia operacional dos F-35C da US Navy a bordo do Carl Vinson. Os F-35C do VMFA-314 “Black Knights” do US Marine Corps estão também em sua primeira implantação operacional, a bordo do porta-aviões USS Abraham Lincoln (CVN 72), que também está operando no Mar do Sul da China.
@CAS