• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Acidente com F-35B da RAF no Mediterrâneo

17 de novembro de 2021
Acidente com F-35B da RAF no Mediterrâneo. RAF perde seu primeiro F-35B (Foto: RAF).
Acidente com F-35B da RAF no Mediterrâneo. RAF perde seu primeiro F-35B (Foto: RAF).

Acidente com F-35B da RAF no Mediterrâneo. Um Lockheed Martin F-35B Lightning II do 617 Squadron — “The Dambusters” da RAF, operando a partir do porta-aviões HMS Queen Elizabeth (R08) sofreu um acidente na data de hoje, 17/11, durante um voo de treinamento. O F-35B caiu no Mar Mediterrâneo, após o piloto ejetar em segurança e ser resgatado por equipes SAR do navio.

Acidente com F-35B da RAF no Mediterrâneo. Nota do MoD UK.
Acidente com F-35B da RAF no Mediterrâneo. Nota do MoD UK.

O Ministério da Defesa do Reino Unido confirmou em nota em suas redes sociais o acidente, que, na prática é a primeira perda operacional de um F-35B. As causas do acidente serão alvo de uma investigação. O local da queda foi informado pela Royal Navy como entre Chipre e a costa do Egito e ocorreu por volta das 10h00, horário do Reino Unido. Além do piloto, equipes tentam resgatar parte dos destroços da aeronave, visando não só esclarecer as causas do acidente, mas evitar que eles possam cair em mãos erradas.

Acidente com F-35B da RAF no Mediterrâneo. Local do acidente (Foto: RFA).
Acidente com F-35B da RAF no Mediterrâneo. Local do acidente (Foto: RFA).

A aeronave fazia parte do Carrier Strike Group 21. Liderado pelo HMS Queen Elizabeth, o CSG21 é a maior concentração de poder marítimo e aéreo a deixar o Reino Unido nas últimas décadas. Este é o primeiro desdobramento operacional conjunto entre a Royal Navy e a Royal Air Force. O R08 se deslocou até o Pacífico Sul, passando pelo Mediterrâneo, Oriente Médio, Peninsula Arábica, Mar da China e Mar do Japão, realizando diversas operações navais e aéreas.

Estão embarcados no HMS Queen Elizabeth 18 caças F35B da Royal Air Force e dos Marines, o maior número de F-35 já operado a bordo de um porta-aviões. O Grupo Aéreo do CSG HMS Queen Elizabeth tem oito F-35B Lightning II, do Esquadrão 617 “Dambusters”, da Royal Air Force (RAF), 10 F-35B Lightning II, do VMFA-211 “The Wake Island Avengers”, dos Fuzileiros Navais dos EUA (USMC).

Acidente com F-35B da RAF no Mediterrâneo. Aeronave decolou do porta-aviões HMS Queen Elizabeth (R08) (Foto: Mod UK).
Acidente com F-35B da RAF no Mediterrâneo. Aeronave decolou do porta-aviões HMS Queen Elizabeth (R08) (Foto: MoD UK).

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login