Acidente com F-15QA do Qatar em base da USAF. Por volta das 07:30h local da manhã de 18 de maio de 2021, um Boeing F-15QA Eagle – Call Sing “QA10” saiu pela lateral da pista na Scott Air Force Base/MidAmerica Airport (KBLV) em Belleville, IL – Estados Unidos. O acidente aconteceu durante o pouso, em condições meteorológicas adversas, quando os dois pilotos acabaram ejetando, segundo o procedimento padrão, uma vez que a aeronave deslizou para fora da pista. Segundo dados inicias os danos foram leves e a aeronave futuro QEAF 17-010 deverá ser recuperada pela Boeing.
Os dois pilotos, um da USAF e o outro da US Navy, sofreram ferimentos leves com a ejeção, mas apenas um foi levado ao hospital. Ambos são lotados na Defense Contract Management Agency (DCMA), que trabalha com a contratada, no caso a Boeing, para garantir a entrega dos equipamentos e o treinamento das tripulações do Catar, conforme prevê o contrato.
O F-15QA matrícula 17-0010 pertence a Qatar Emiri Air Force (QEAF) ou Força Aérea Qatar Emiri (QEAF) e está baseado neste aeroporto realizando treinamento e formação operacional dos futuros piloto do Qatar. O primeiro F-15QA chegou em fevereiro de 2021, quando os instrutores da USAF começaram a ministrar instrução as tripulações da QEAF. Ao todo sete F-15QA estão sediados na Scott AFB.
A Scott AFB fica a leste das instalações da Boeing, situadas no Aeroporto Internacional St. Louis Lambert/MO, ou seja, do outro lado do rio Mississippi onde estão sendo fabricados os F-15QA . O Aeroporto de St. Louis não é capaz de lidar com as múltiplas surtidas de aeronaves de caça necessárias para o treinamento e por isto foi solicitado o apoio da USAF.
As primeiras entregas de F-15QAs para o Catar estão planejadas para este ano de 2021.A QEAF encomendou um total de 38 F-15QA por US$ 6,2 bilhões. O F-15QA incorpora tecnologias de última geração, incluindo controles de voo fly-by-wire e um cockpit digital. Além disso, foram integrados novos sensores, radar e sistemas de guerra eletrônica, entre eles o que é descrito como o computador de missão mais rápido do mundo.