Acidente com dois helicópteros Mi-8 deixa seis militares ucranianos mortos. Seis militares ucranianos morreram na queda de dois helicópteros Mi-8 Hip na localidade de Kramatorsk, no Oblast de Donetsk. As aeronaves pertencentes ao Destacamento da 18ª Brigada de Aviação do Exército Ucraniano estavam em missão de combate na região.
De acordo com o jornal ucraniano Pravda, “as aeronaves ficaram completamente destruídas, e os corpos dos seis militares mortos foram encontrados na área da queda. O Departamento de Investigação irá apurar de se houve alguma falha técnica ou algum problema na preparação da missão”, informou o jornal, chamando a atenção que qualquer tentativa de sabotagem é crime passível de prisão.
O portal ucraniano Suspline ouviu Eugene Rakita, porta-voz da 18ª Brigada de Aviação, que confirmou a queda das aeronaves em missão de combate perto de Bakhmut. “Os nomes e circunstâncias da queda não serão divulgados por motivos de segurança”, disse Rakita.
De acordo com o grupo de rastreamento de código aberto Oryx, a Ucrânia perdeu mais de 40 helicópteros desde o início da guerra com a Rússia, em fevereiro de 2022. O site contabilizou pelo menos 22 Mi-8 Hip destruídos e um danificado. Este número pode ser muito maior, uma vez que o pessoal do Oryx apenas tabula dados das aeronaves confirmadas com imagens.
Este acidente ocorre menos de uma semana depois que dois jatos L-39 colidiram em voo, matando três pilotos (detalhes aqui).
@FFO