Um CL-215 espanhol, caiu no último sábado enquanto atuava no combate a incêndios florestais em Portugal, em um Parque Nacional na fronteira com a Espanha. Um dos pilotos faleceu no acidente.
O Canadair CL-215-1A10, da empresa Babcock España matriculado EC-HET – “1”, a serviço da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil de Portugal (ANEPC), se chocou contra uma elevação, em território espanhol, após realizar o procedimento de reabastecimento com água na Barragem do Alto Lindoso. Conforme a ANEPC, o avião é um dos três Canadair alugados pelo Governo português para atuar no combate aos incêndios florestais, e estava alocado no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, do Centro de Meios Aéreos de Castelo Branco.
o EC-HET (MSN 1034) fabricado em 1974 é o ex UD.13-6 do Ejército del Aire (Força Aérea Espanhola – EdA) que foi repassado a empresa CEGISA e após a INAER, antes de ser entregue a Babcock.
O piloto do CL-215, o português Jorge Jardim (65 anos), faleceu no local, enquanto o co-piloto de nacionalidade espanhola (39 anos), cujo nome não foi divulgado, foi resgatado em estado grave e imediatamente transportado para o Hospital de Viana do Castelo, onde permanece em tratamento.
Uma dezena de aeronaves, 30 veículos e mais de 100 bombeiros combatem ao incêndio no Parque Nacional da Peneda-Gerês, região da Vila de Lindoso, distrito de Viana do Castelo, fronteira com a Espanha. O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários de Portugal (GPIAAF), iniciou investigações sobre os motivos do acidente.
@FFO/CAS