Como havíamos, no dia 6 de janeiro, um Boeing Chinook HCMk.6 ZA679 do nº 28 Squadron da Royal Air Force (RAF), baseado na RAF Benson fez um pouso de emergência em um campo perto de Wantage, após um problema mecânico.
No dia de hoje – 1101, a RAF Benson confirmou que o Chinook que ficou preso em um campo perto de Wantage na semana passada foi erguido por um guindaste com sucesso e agora está fora da lama. Os engenheiros e mecânicos da RAF estão verificando a aeronave e, uma vez em segurança, ela será transportada de volta para RAF Benson.
Dadas as condições lamacentas e o tempo gelado, foi uma operação desafiadora para libertar o Chinook, especialmente porque era preciso garantir que o helicóptero não fosse danificado. Equipes especializadas de três áreas, incluindo o Esquadrão Conjunto de Recuperação e Transporte de Aeronaves e os Engenheiros Reais, foram chamadas para ajudar os especialistas em Chinook a conceber uma solução. Várias opções foram consideradas e foi acordado que a melhor opção seria içar a aeronave até uma plataforma usando guindastes.
As equipes especializadas trabalharam para preparar o terreno, incluindo a instalação de mais de 250 pés de pista, adequada para posicionar o equipamento de içamento pesado. O pessoal está no local desde do dia 6/01, incluindo reservistas do Esquadrão 606, com base na RAF Benson. A RAF agradeceu também aos proprietários de terras que foram incrivelmente compreensivos ao longo deste processo e à comunidade local por seu apoio. É provável que até quinta o ZA679 volta para casa!!
@CAS