Acidente com caça LCA Tejas da Força Aérea Indiana. Um caça LCA Tejas da Força Aérea Indiana (IAF) ciu nesta terça-feira (12/03) na localidade de Jawahar, região de Jaisalmer, no estado do Rajastão, noroeste do país. O piloto ejetou em segurança momentos antes do jato colidir contra o solo.
De acordo com um comunicado da IAF, o caça estava em missão de treinamento operacional de rotina. Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o caça voando alguns segundos sozinho após a ejeção do piloto.
Apesar do avião cair em uma área habitada, ninguém ficou ferido em solo. O piloto foi incialmente atendido por populares, e aparentemente estava sem ferimentos. Outros vídeos mostram o militar deitado no solo usando o celular.
A empresa britânica Martin-Baker, fabricante dos assentos ejetáveis modelo IN16G que equipam os LCA Tejas da IAF, publicou na sua conta no X (antigo Twitter) a tradicional mensagem com o número atualizado de vidas salvas pelo seu equipamento: 7719.
Foi o primeiro acidente envolvendo o LCA (Light Combat Aircraft) Tejas, um supersônico produzido localmente pela Hindustan Aeronautics Limited (HAL). Mais de 30 Tejas Mk1 estão em operação no Esquadrão 45 “Flying Daggers” da Base Aérea de Sulur e no Esquadrão 18 “Flying Bullets” da Base Aérea de Srinagar.
@FFO