Acidente com caça J-7 da Força Aérea Chinesa deixa vítimas civis. Um caça supersônico Chengdu J-7 da Força Aérea do Exército Popular da China (PLAAF) caiu sobre um bairro residencial na cidade de Laohekou, Província de Hubei, na manhã da última quinta-feira (09/06). O piloto conseguiu ejetar com segurança, porém a queda do avião matou uma pessoa e deixou duas gravemente feridas no solo.
De acordo com a mídia local, o jato estava em missão de treinamento, quando por motivos ainda desconhecidos, caiu sobre alguns prédios, próximo ao Aeroporto de Xiangyang. O combustível do jato explodiu na queda, causando um incêndio que foi controlado pelos bombeiros.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o piloto, logo após o acidente, aparentemente em bom estado de saúde, sendo atendido por populares. Cenas dos feridos civis e do fogo consumindo os prédios, antes da chegada dos bombeiros e das equipes de resgates, também fora espalhadas pela internet.
O supersônico Chengdu J-7 compõem a espinha dorsal da frota de caças de defesa aérea e do treinamento avançado da PLAAF, podendo alcançar um teto operacional superior a 65 mil pés (20 quilômetros) e uma velocidade máxima próxima a Mach 2. Considerado um caça de terceira geração, o Chengdu J-7 é derivado do projeto soviético do MiG-21, tendo mais de 2.400 exemplares produzidos sob licença na China.
@FFO