Acidente com bombardeiro B-1B Lancer da USAF. Um bombardeiro Rockwell B-1B Lancer da USAF caiu ontem (04/01), durante a aproximação para pouso na Base Aérea de Ellsworth, na Dakota do Sul. Todos os quatro tripulantes ejetaram com segurança e foram resgatados por equipes de emergência.
“Um B-1B Lancer baseado em Ellsworth caiu aproximadamente às 17h50 de hoje enquanto tentava pousar. No momento do acidente, o jato estava em missão de treinamento de rotina”, informou o Comando da Base Aérea de Ellsworth.
A tripulação típica do B-1B consiste em dois pilotos e dois oficiais de sistemas de armas, todos com assentos ejetáveis. A informação é que no momento do acidente, a região de Rapid City, onde fica a Ellsworth AFB, estava sob condições meteorológicas adversas, com forte nevoeiro e temperatura negativa.
A USAF recebeu os primeiros B-1B em 1984, inicialmente projetados para operações nucleares, e posteriormente convertidos para missões convencionais. Equipado com asas de geometria variável e capacidade supersônica, a frota dessas envelhecidas aeronaves foi reduzida para priorizar as condições da frota, que nos últimos anos tem apresentado baixas taxas de disponibilidade operacional.
Ao lado da Base Aérea de Dyess (código de cauda “DY”), no Texas, a Base Aérea de Ellsworth (“EL”) é uma das duas instalações da USAF que abriga esquadrões de bombardeiros Lancer. Com cerca de 45 B-1B na frota, a 28ª Ala de Bombardeiros de Ellsworth, tem pouco mais de 20 aeronaves.
Ellsworth deverá receber a primeira unidade operacional dos novos bombardeiros furtivos B-21 Raider, que futuramente substituirão os Rockwell B-1 Lancer.
@FFO