Um bimotor Harbin Y12 da Força Aérea do Quênia (KAF), caiu na região de Voi, Condado de Taita Taveta, sul do Quênia, na manhã da quarta-feira (12/01). Todos os quatro ocupantes morreram no acidente.
A aeronave havia decolado no início da manhã da Base Aérea de Moi, Eastleigh (HKRE), Nairobi, e teria se chocado no Monte Irima, na área selvagem do Parque Nacional Tsavo East, a cerca de 10 km ao norte da pista 18 do Aeroporto de Voi (HKVO). Equipes de resgate, incluindo profissionais do Serviço de Vida Selvagem do Quênia (KWS) e da Polícia Nacional, chegaram ao local após o acidente para o resgate das vitimas. Não foram divulgados detalhes sobre o acidente e a matrícula da aeronave envolvida.
A KAF possui cerca de duas dezenas de Y12 e Y12-II, todos operados pelo Esquadrão de Apoio Aéreo, da Base Aérea de Nairobi (HKJK). Q quantidade efetivamente operacional de aeronaves não é conhecida. Este é o quarto acidente com esse modelo de aeronave da Força Aérea. Em 10 de abril de 2006 um Y12 (KAF 132) caiu em Marsabit, matando 14 pessoas; em 12 de maio de 2014 o Y12 (KAF 134) caiu ao decolar do Aeroporto El Wak, Mandera, ferindo 11 pessoas; mais recentemente, em 04 de agosto de 2020, uma aeronave (KAF 128) saiu da pista em Dhobley, Somália, ferindo os seus 10 ocupantes.
@FFO