Um helicóptero Bell 212 “Twin Huey” da Fuerza Aérea Uruguaya (FAU), caiu na noite de ontem (24/03), no Departamento de Rocha, interior do Uruguai. Os três tripulantes conseguiram deixar a aeronave, antes da mesma ficar completamente destruída pelo fogo.
Fabricado em 1981 e com 1.640 hora de voo, o Twin Huey matrícula FAU 030, estava em missão de transporte 186 doses de vacinas do fabricante Pfizer, contra Covid-19 para a cidade de Rocha, quando sofreu uma pane e caiu próximo ao quilômetro 184 da Rota 9.
Os três militares que estavam à bordo do FAU 030, operado pelo Escuadrón Aéreo N°5 Helicópteros, deixaram a aeronave com fraturas e foram rapidamente encaminhados para o hospital local. Segundo o Diretor de Saúde de Rocha, Sr. Diego Pintado, um dos tripulantes sofreu traumatismo craniano e passa por exames. Espera-se que os militares da FAU, assim que possível, sejam transferidos para o Hospital Militar em montevidéu.
A aeronave carregava duas caixas térmicas VaQMed contendo 186 vacinas Pfizer para vacinar pessoas com mais de 80 anos no Chuy (44 doses) e Rocha (142 doses).
@FFO