Acidente com Baron do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia. Um Beechcraft Baron 58 do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia (CBMRO) realizou um pouso forçado em uma área rural no interior do município de Vilhena (RO). O acidente aconteceu ontem (29/09), e os dois tripulantes saíram ilesos.
Operado pelo Grupo de Operações Aéreas (GOA), o bimotor matriculado PT-LMU “Resgate 01”, havia decolado do Aeroporto de Porto Velho (PVH/SBPH), com destino à Formosa (GO), onde passaria por uma revisão programada. Enquanto estava em rota para o Aeroporto de Cuiabá (CGB/SBCY), Mato Grosso, onde realizaria uma escala técnica, o Baron teve uma pane em um dos motores. Distante de qualquer aeródromo de alternativa, os tripulantes não tiveram outra alternativa, senão fazer o pouso de emergência em uma plantação de soja.
Em nota oficial, o Comando do CBMRO informou os pilotos fora resgatados e encaminhados para uma avaliação médica, sendo liberados em seguida. A aeronave fabricada em 1982 sofreu avarias estruturais, e uma investigação foi iniciada pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), que irá determinar as causas do acidente.
O GOA do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia, tem sua sede no Aeroporto Internacional de Porto Velho, e tem uma frota composta pelo Be58 Baron (PT-LMU # 01), um Cessna 210 (PT-DPH # 02), um Cessna C208B Grand Caravan (PR-PML # 03), além do helicóptero Helibras HB-350B Esquilo (PT-HMW # 04).
@FFO