Acidente com Baron da Força Aérea Salvadorenha vitima filho do Ministro da Defesa do País. Um Beech G58 Baron da Força Aérea Salvadorenha (FAS), sofreu um acidente no último dia 01 de dezembro, causando a morte dos três tripulantes que estavam a bordo, o piloto e dois tenentes da Marinha de El Salvador, sendo um deles filho do Ministro da Defesa do País. A aeronave caiu no Oceano Pacífico, a cerca de oito quilômetros da costa, praia de El Zapote, La Puntilla, San Luis la Herradura, departamento de La Paz.
Para localizar os destroços e as vítimas, foram mobilizados três helicópteros, cinco embarcações e dezenas de militares. Morreram no acidente o Capitão-Aviador da FAS Carlos Rodrigo Escobar Grimaldi, o Tenente-de-Fragata Gerardo Antonio Merino Marroquín, filho do Ministro da Defesa Francis Merino e o Tenente-de-Fragata Santos Elías Serrano Minero.
Sobre a aeronave envolvida no acidente e a missão que estava realizando, as informações são escassas e desencontradas. Scramble Magazine suspeita que o Beech G58 acidentado teria a matrícula militar FAS 010 (c/n TH-2383), e que anteriormente era registrados nos EUA como N581SR.
O jornal El Salvador.com salientou o Baron acidentado contava com sofisticados equipamentos para missões ISR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento), e normalmente era utilizada para operações antinarcóticos. A versão oficial sobre o acidente, é que os militares realizavam busca por duas pessoas desaparecidas em pesqueiro em alto mar.
Uma junta militar de investigação foi formada para apurar as causas do acidente.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO