Um helicóptero Agusta Westland AW101-610 “Merlin” da Marinha da Argélia (Forces Navales Algériennes), caiu no mar ontem (16/12), durante voos de treinamentos no litoral da cidade de Bouharoun, província de Tipaza, próximo da capital Argel.
A aeronave, matrícula MS-25, operada pelo Esquadrão 560 de Busca e Resgate, baseado em Annaba/El Mellah (DABB), realizava treinamento na região com três tripulantes à bordo. Testemunhas gravaram imagens do helicóptero caindo no mar. Equipes de resgate imediatamente foram enviadas para o local do acidente, mas os três tripulantes foram encontrados sem vida.
Este é o segundo acidente grave com aeronaves AW101 Merlin da Marinha da Argélia. O primeiro ocorreu em maio de 2017, também na província de Tipaza, quando a aeronave colidiu com linhas de alta tensão em voo de treinamento noturno, matando todos três tripulantes.
Em 2011 a Marinha da Argélia adquiriu seis helicópteros Agusta Westland AW101-610 “Merlin”, para operações de Busca e Resgate e evacuação aeromédica. A frota é operada pelo Esquadrão 560 de Busca e Resgate, configurados para transportar até oito soldados equipados ou quatro macas com um assistente.
O Ministério da Defesa Nacional da Argélia anunciou que abriu uma investigação para descobrir as causas do acidente.
Vídeo flagrou a aeronave caindo sem controle no mar (Fonte: Imminent Global News via Twitter @imminent_news).
@FFO