Acidente com Antonov An-26 “laboratório” na Rússia. Um Antonov An-26 da companhia JSC Flight Checks and System desapareceu dos radares na última quinta-feira (22/09), na região de de Khabarovs, sudeste da Rússia. A aeronave-laboratório realizava a checagem dos sistemas de rádio-navegação do Aeroporto de Khabarovsk-Novy (KHV/UHHH), de onde havia decolado com seis tripulantes à bordo.
Os destroços do An-26, RA-26673 (c/n 8408), foram localizados no dia seguinte, por uma equipe de resgate de um helicóptero Mil Mi-8 do Ministério de Emergências Russo (EMERCOM). O acidente aconteceu a 38 quilômetros de Khabarovsk, em uma região de floresta na Reserva Natural Estadual Bolshekhekhtsirsky, em uma região acima de 700 mestros de altitude, próximo a montanha Khrebtovaya. Nenhum dos seis tripulantes sobreviveu a colisão contra o solo, que deixou o bimotor de 42 anos, completamente destruído.
Em seu site, a JSC Flight Checks and System confirmou a queda do RA-26673, citando o nome dos seus funcionários que perderam a vida no acidente: Comandante Simonov Mikhail Alexandrovich, Segundo-Piloto Georgy Alexandrovich Popov, Mecânico de Bordo Dmitry Vyacheslavovich Zaitsev, Técnico Especialista Bolshakov Andrey Anatolyevich, Navegador-Sênior Drozhzhin Yuri Nikolaevich e Tverdunov Sergey Vasilyevich, Operador Sênior e Chefe do Departamento de Aviação. Além dos nomes das vítimas, a companhia aérea divulgou contas bancárias dos familiares, para que possam receber doações.
Técnicos do comitê aberto para investigar o acidente, coletaram amostras do combustível usado no abastecimento do An-26 no Aeroporto de Khabarovsk-Novy. Além disso, foi realizada a apreensão da documentação dos pilotos e da aeronave na sede da JSC.
A JSC Flight Checks and System é uma empresa especializada em operações de busca e salvamento, serviços de manutenção e calibração de rádio-auxílios à navegação aérea, telecomunicações aeronáuticas e equipamentos de iluminação de aeródromos. De acordo com os dados do seu site, ela é contratada pelo Governo Russo para realizar estes serviços e atualmente é responsável por 90% do volume de verificações nos aeródromos do país.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO