Acidente com Antonov 26 no Sudão do Sul. Um cargueiro Antonov 26 Força Aérea do Sudão do Sul (SSAF) sofreu um acidente após pousar na pista de terra do Aeródromo de Yida, área administrativa de Ruweng, extremo norte do país. Todas as cinco pessoas a bordo deixaram a aeronave com ferimentos e foram encaminhados para atendimento médico local.
A aeronave, matrícula militar “AVIONS-401”, estava realizando um voo fretado procedente do Aeroporto Internacional de Juba, capital do país, transportando cargas gerais para um comerciante de Yida. Testemunhas do acidente informaram que o avião ultrapassou os limites da pista após pousar, se chocou com obstáculo (possivelmente uma árvore) arrancando parte de uma asa e motor, pegando fogo na sequência. No momento a visibilidade em toda a região do Alto Nilo estava reduzida.
“Temos um Antonov 26 que decolou do Aeroporto Internacional de Juba às 06h18 (horário local) tendo como destino Yida. O horário estimado de pouso era 07h57 LT, horário que ocorreu o acidente. A razão foi que havia pouca visibilidade em Yida, bem como toda a área do Alto Nilo”, disse Kuol Kur, Diretor Geral do Aeroporto Internacional de Juba, em entrevista à Rádio Tamazuj.
O Aeródromo de Yida não possui nenhum tipo de sistema de segurança, sendo que os próprios populares locais ajudaram a retirar as vítimas do local e as levaram para atendimento médico. Também não existe bombeiros ou qualquer tipo de defesa civil, então o avião foi completamente consumido pelas chamas.
@FFO