Acidente com Antonov 12 ucraniano na Grécia. Um quadrimotor Antonov AN-12BK da companhia aérea cargueira ucraniana Meridian LLC caiu na região de Antiphilippi, na Grécia, causando a morte dos seus oito tripulantes. O acidente aconteceu na noite do último sábado (16/07), e a colisão da aeronave contra o solo foi filmada por testemunhas.
Fabricado em 1971, a aeronave, matrícula UR-CIC, realizava o voo “MEM 3032” entre o Aeroporto Internacional de Nis (INI/LYNI), na Sérvia, e Amã (AMM/OJAI), na Jordânia. Enquanto cruzava o Mar Egeu, o piloto entrou em contato com o Centro de Controle de Área (ACC) de Atenas, declarando emergência com fogo em um dos seus motores. A queda aconteceu enquanto a tripulação tentava levar o avião para o Aeroporto Internacional de Kavala (KVA/LGKV).
De acordo com um relatório do greekcitytimes.com, o AN-12BK estava carregando armas para a Ucrânia, o que não há informações oficiais. O site grego Nantia Report informa que unidades do exército foram destacadas para isolar a área da “carga perigosa” exposta.
Em seu site, a Meridian informa que realiza voos charter de carga em todo o mundo, bem como cumpre contratos com organizações governamentais e não governamentais. Além disso, a companhia operar voos cargueiros fretados para a ONU e OTAN.
Fundada em 11 de julho de 2013, a Meridian LLC é uma das primeiras companhias aéreas privadas da Ucrânia a ter status internacional, tendo uma pequena frota baseada em apenas aeronaves AN-12.
@FFO